terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cumprido!

Da última jornada, o relato acabou ficando atrasado... Mas segue agora!

Apesar de termos marcado um dia mais longo de trabalho, além das habituais três horas diárias, acabamos começando um tanto atrasados, por uma reunião minha com o Luiz, Vinicio e Junior, para acertarmos as questões de produção da continuidade do projeto, em fevereiro e março.

Começamos com alguns jogos de ritmo/dinâmica, e pegamos o texto para finalmente fecharmos a análise, já que parte da última cena - imensa! - ainda não havia sido finalizada. Lemos, e concluímos as divisões de movimentos. Isso, aliado ao nosso atraso inicial, já foi o suficiente para ocupar as duas primeiras horas de trabalho.

Assim, optei por deixar a leitura final do texto todo (que deve nos levar mais de três horas pra ser feita) para esta semana, sem mim. Não é o ideal, mas pudemos nos dedicar a fazer uma boa avaliação do trabalho. Analisamos a opção pela tradução da Aimara, e as vantagens e desvantagens em trabalhar com ela - apesar de todos concordarem que é uma versão mais interessante para ser levada à cena -, a forma como o trabalho foi levado - a importância de fazermos alguma dinâmica corporal antes de irmos pra leitura, por exemplo -, as dificuldades da leitura, o quanto avançamos neste período, etc. Além disso, "encomendei" um workshop em dois grupo, para serem apresentados no primeiro dia de trabalho de março, que também encomendarei para os meninos dos Clowns.

Com todos os percalços e dificuldades, conseguimos fechar bem essa primeira etapa de trabalho. Confesso que fiquei satisfeito com os resultados obtidos, acho que os principais objetivos por mim traçados - aproximar as duas partes e mergulhar no texto com propriedade - foram atingidos.

Agora, em fevereiro, enquanto eu trabalho em Natal com os Clowns, a Outra segue fazendo leituras e preparando o trabalho para março. E aí, teremos três semanas de intensas atividades! No domingo, dia 1º de março, chegamos a Salvador, já com uma caranguejada marcada na casa do Vinício, para integração entre todos, e para começarmos bem no dia seguinte os trabalhos!

Antes de fechar o relato dessa primeira etapa, é importante também relatar a felicidade em ter reencontrado velhos amigos/parceiros e ter feito novos, como Fabinho Vidal, João Lima, Guerra, Cecília, os meninos do Oco Teatro, Felícia, Flavinha, Hebe Alves, Marcos Barbosa, dentre outros. E registrar o carinho e atenção que fui tratado por todos os residentes e funcionários do Vila Velha, em especial o Espírito Santo e Cris, que fizeram desses dez dias em Salvador um período muito agradávele tranquilo.

Por fim, agradecer imensamente aos "Outros", pela disposição e dedicação em me receber e no trabalho. Fincamos mais uma estaca nas fundações desta relação entre os grupos que só vêm se solidificando. Víni, Luiz, Juninho, Buranga, Edy, Jefferson, Indaiá, Manu, Ritinha, Lorena e Thiago, muitíssimo obrigado, e trabalhemos! Coragem!!!!

2 comentários:

  1. Muito obrigado a você, Fernando! Muito obrigado pelo carinho, dedicação, paciência e pela contribuição que esse trabalho, conduzido de forma genial, está dando para formação de todos nós - A Outra - e particularmente, para a minha formação. Que os dias passem e que março chegue logo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que o trabalho prosperou por aí. Hoje tivemos nosso primeiro encontro de trabalho do ano. Iniciamos com alguns informes e partimos para a leitura de
    " Trabalhos". Estavam Marco, César, Camile e eu. Lemos até o início do quinto ato. Foi uma leitura um pouco truncada, porém divertida. Algumas palavras pareciam fugir da boca. Fernando talvez possa imaginar como foi.
    Amanhã continuaremos com a leitura. Grande abraço para todos da A Outra.
    PS: Adorei a idéia da caranguejada.

    ResponderExcluir