quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Merda!


Após muitos contatos, ajustes, acertos e arranjos, finalmente aporto em Salvador para dar início ao projeto Conexão Shakespeare-Nordeste, um projeto de residência com artistas do Ponto de Cultura Teatro Vila Velha, viabilizado pelo Prêmio Interações Estéticas da Funarte.

Apesar do edital da Funarte ser destinado a inscrições de pessoas físicas, nosso projeto foi elaborado a várias mãos, tanto por mim, quanto pelo restante dos Clowns de Shakespeare - para quem não conhece, grupo do qual faço parte e sou um dos fundadores, sediado em Natal e existente há 15 anos - quanto pelos artistas do Vila, em especial os integrantes d'A Outra Cia. de Teatro, grupo que terá uma participação mais efetiva neste projeto.

Nossa história com A Outra surgiu em agosto de 2007, quando fomos convidados para participar do projeto Troca-troca no Nordeste com A Outra Companhia de Teatro, um projeto viabilizado pelo Programa BNB de Cultura, que trouxe a Salvador representantes de grupos de teatro e dança de todos os estados do Nordeste para uma semana de várias atividades. Eu vim como representante dos Clowns, participando de mesa-redonda, ministrando oficina para iniciantes, participando de uma oficina de leitura de Shakespeare ministrada por Harildo Deda (grande figura), o que aproximou as nossas experiências e apontou para um desejo de futuras realizações conjuntas. Em tempo, essa semana em Salvador também contou com a participação de Fernando Arthur, da Cia. Penedense de Teatro (AL).

No ano seguinte, 2008, voltamos a Salvador para o FILTE - Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, um evento absolutamente fantástico, realizado pelo Oco Teatro, um grupo muito querido de Lauro de Freitas (cidade da Grande Salvador), que foi um dos melhores momentos do ano para nós. Nesta semana por aqui, aproximamos a relação ainda mais com A Outra, e pensamos que a ocasião do Prêmio Interações Estéticas era o momento para efetivar essa troca mais intensiva, como sempre quisemos. Levantamos o esboço do projeto por e-mails e, quando voltamos à Bahia, cerca de um mês depois, para participar do I Fenatifs - Festival Infantil de Teatro de Feira de Santana, promovido pelo Cuca Teatro, passamos rapidamente por Salvador para fechar o projeto e, a partir de então, torcer! E não é que fomos contemplados!?

Agora, chego por aqui, esperando as comemorações da lavagem da Escadaria do Bonfim passarem - e Salvador voltar a funcionar (rsrs) - para darmos início ao trabalho, nesta sexta-feira!

O projeto terá oficinas, intercâmbios, um seminário sobre Shakespeare/Nordeste e, como carro-chefe, o desenvolvimento de uma leitura dramática em conjunto entre os dois grupos (Clowns e Outra), de Trabalhos de Amor Perdidos, comédia do velho bardo. As atividades vão até março, quando fazemos esse seminário, que será encerrado com a apresentação da leitura.

Enfim, é muito trabalho, e muita empolgação para começar logo! Desejo que o projeto proporcione trocas muito ricas, e que, aos poucos, todos possam movimentar diariamente este espaço - demais integrantes dos grupos, artistas do Vila, alunos das oficinas, etc. -, para fazer desta ferramenta um importante registro desta troca entre os grupos, artistas e demais interessados em teatro de Salvador.

Para abrir nossos trabalhos com muita inspiração, deixo a fantástica vista da janela do meu apartamento de hotel. Merda pra nós!


Links úteis:
- Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare
- Teatro Vila Velha
- Blog do Teatro Vila Velha
- Prêmio Interações Estéticas

3 comentários:

  1. Que coisa chata, hein Yamamoto? Mas melhorou a paisagem da janela do Hotel, hein? Pow, to aqui babando de inveja desse projeto. Poxa, o Troca-Troca realmente alçou vôos, neh? Que bacana!! Fico daqui torcendo por todos e com uma saudade imensa desse povo maravilhoso e dessa cidade mágica. Merda!!!!

    ResponderExcluir
  2. É, verdade, xará alagoano! O carinho dos meninos da Outra continua o mesmo, mas a vista e as condições de hospedagem deram uma booooa melhorada! KKKKKKKKKK!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Yama, fiquei sabendo das novas pelo blog. Bacana, adorei te saber de novo em Salvador.
    Qdo começamos nosso troca troca troca troca troca troca?. Um abraço e muito sucesso nos projetos.
    BJks
    Luis Alonso

    ResponderExcluir