terça-feira, 10 de março de 2009

Ensaio dia 06 de março

Ensaio conexão Shakespeare 6 de março de 2009

O ensaio foi iniciado um pouco mais das 19h na sala de ensaio 2 do TVV com Marcos dirigindo o aquecimento vocal. O aquecimento é composto por uma seqüência de exercícios que estamos fazendo desde a terça feira (dia 3 de março): alongamento dos músculos do pescoço e depois uma seqüência de solfejos vibrando a língua e os lábios - geralmente os solfejos são acompanhados pelo violão, mas agora foram conduzidos pelo piano. Antes do início do ensaio Marco e eu conversamos um pouco no cabaré sobre candomblé e nos corredores de idas e vindas para as salas de ensaio encontramos com Marcelo Jardim - cantor que há algum tempo faz a preparação vocal dos grupos e artistas do Vila Velha – que acabou comentar um pouco sobre a rotina de trabalho vocal realizado no TVV. A outra Comapanhia não é um grupo disciplinado para as questões de preparação corporal e vocal até o momento e logo que iniciado o ensaio Marco, baseado nos comentário de Marcelo, ressaltou a necessidade de se manter uma disciplina para a preparação vocal.

Aprendemos duas músicas que serão usadas na leitura: a primeira, não sei o nome, nem de onde é oriunda; a segunda, Pagode Russo

Ontem eu sonhei
que estava em moscou
dançando pagode russo
na boate Kossaco

Parece até um frevo
naquele cai, não cai
Parece até um frevo
naquele vai, não vai

Vem cá coçar
Kossaco dança agora
Na dança do Kossaco
Não deixar saco de fora

É um negócio divertido aprender música para o espetáculo. Essa música será usada na cena em que os nobres disfarçados de galantes russos chegam até a casa do campo onde está hospedada a princesa e sua corte.

Em seguida subimos para a sala João Augusto, nesse dia estávamos com sorte e vivendo dia de rei dentro do TVV, pois tínhamos as duas salas de ensaio disponíveis - o TVV abriga seis grupos artísticos e cinco deles ensaiam a noite - por vezes temos que negociar a utilização das salas mesmo elas estando previamente agendadas.

O ensaio teve a interrupção de aproximadamente 20min porque tive que sair para confirmar a atividade do dia seguinte, assistir dois filmes de versões diferentes do Trabalhos de Amor Perdidos. Tinha que ter agendado com o Estúdio do Vila e não o fiz.

Com o ensaio reiniciado, Yamamoto fez a primeira divisão definitiva de personagens:
Buranga - Lerdo e Dumaine
Cesar - Cabeção
Camille - Meio Quilo e Marie
Eddy - Jaqueneta e Caterine
Luiz - Armado e Longaville
Manuela - Holofernes
Marco - Biron
Renata - Princesa
Rita - Meio Quilo e Rosaline
Roquildes Jr. - Rei
Vinicio - Boyet

Começamos a leitura corrida com os personagens definidos e cronometramos o tempo. Não conseguimos terminar a leitura do texto todo, mas até onde lemos, pagina 180, levamos 1h30min, o que nos permitiu a previsão da leitura completa levar por volta de 2h.

Vinicio de Oliveira Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário