sexta-feira, 6 de março de 2009

Trabalhos nada perdidos

A ausência de posts, ao menos da minha parte, se deu pelo rojão que tá aqui em Salvador. Oficina à tarde, ensaios à noite, e o resto da vida - pessoal e do grupo - para se resolver pelas manhãs. Hoje a minha oficina se encerra, e passo o bastão para o Marco, que assume a jornada dupla do Conexão na próxima semana.

Apesar do cansaço que já começa a bater na porta (já!!!????) e da preocupação com o tempo (que parecia infinito antes de chegarmos aqui, e agora que já estamos prestes a terminar o primeiro terço deste intensivão, mostra-se cada vez mais curto!), estamos vivendo dias bem felizes em Salvador.

A oficina tem rendido muito bem, com uma turma muito disposta e disciplinada. Além de alguns exercícios e dinâmicas que fazem parte do treinamento dos Clowns, também estamos explorando algumas possibilidades de criação cênica, a partir de fragmentos de três textos: Dias Felizes, do Beckett, Jardim das Cerejeiras, do Tchecov, e o próprio Trabalhos de Amor Perdidos, menina dos olhos desse projeto. A diversidade da turma, e a distância entre os textos escolhidos têm trazido excelentes surpresas para o trabalho. Para cada um dos grupos, venho apontando caminhos diferentes de exploração do que a dramaturgia propõe. Pro grupo beckettiano, o desafio tem sido encontrar uma forma de lidar com a fragmentação e não-linearidade do texto (e a recorrente tentativa de "naturalização" do texto por parte do grupo); no grupo tchecoviano, como radicalizar na fidelidade à proposta do autor, redobrando atenção às indicações de cena, rubricas e contexto que a obra está inserida; e, no shakespeariano, estamos explorando noções de ritmo, andamento e fluidez do jogo textual. Hoje, por fim, jogaremos tudo isso pro alto, e os encenadores de cada grupo terão a oportunidade de experenciar um processo autocrático, no qual sua criação sobrepujará aos outros elementos da cena: texto, atores, etc. Por fim, espero que possamos fazer uma boa avaliação para pontuar questões da cena contemporânea, em especial dos processos criativos que vêm acontecendo nos nossos grupos pelo país.

Em pleno trabalho

Angel "Varia" em ação, pelo grupo tchecoviano

Já às noites, os trabalhos com Clowns/Outra começaram nem um pouco perdidos. A semana rendeu muito até agora, apesar de algumas etapas do trabalho, necessariamente, tomarem muito tempo. Até ontem, conseguimos discutir e definir os cortes, trabalhar a música de encerramento e, principalmente, colocar o elenco para trabalhar juntos. Equipe pronta!

Como pode ser visto abaixo, teremos todos os dias um protocolo oficial, um relato escrito por um, mas endossado pelos demais, como registro oficial do dia. Após feito o protocolo, modificado e aprovado pelos demais, esses protocolos serão postados no blog, como os dois primeiros dias já foram.

Dias felizes em Salvador!

Melhor nem tentar entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário