sexta-feira, 6 de março de 2009

Relato do terceiro dia de trabalho

Relato das atividades do terceiro dia de trabalho.


Salvador, 04 de março de 2009.

Hoje, antes das 19h, já estavam presentes na sala de trabalho quase todos, onde naturalmente cada um foi se organizando: Marco tocando no piano, outros revendo os textos, outros alongando, outros apenas deitados deixando o mundo lá fora e entrando em conexão com o trabalho. Quando Fernando (condutor dos trabalhos) chegou, pediu a Marco que iniciasse os trabalhos através dos exercícios que alongam os músculos no aparelho fonador, mostrando que podemos alongar o corpo e ao mesmo tempo trabalhar os ressonadores de forma suave para ir acordando a voz. Eddy, foi trabalhando no limite do seu corpo, pois ainda apresentava dores musculares devido ao incidente do primeiro dia. Durante a condução destes exercícios, Jeferson chegou (atrasado), e para não ficar pra trás, Fernando foi adiantando com ele os exercícios que Marco já tinha feito. Desta vez no vocalize o tom subiu a cada meio ciclo e para finalizar esta etapa cantamos o Mané Pipoca.
Marco nos apresentou a proposta de música para a canção Primavera/Inverno(páginas 230 a 232). A idéia é que a parte da primavera seja cantada pelos homens e o inverno pelas mulheres com intervenções de ambas as partes. Dividida em solos e coros, a música foi ganhando vida nas vozes dos atores que aos poucos foram brincando com o jogo proposto no refrão. Em alguns momentos Marco parava para ajustar algumas vozes que destoavam do conjunto. Acho que a música pegou, pois ela não sai da minha cabeça.
Em seguida partimos para o trabalho com o texto, sentados no chão mesmo, pois hoje as cadeiras não estavam disponíveis. Fernando apresentou a proposta de corte de texto para a cena da encenação (pág 202 a 218). Dando continuidade a leitura que foi do Ato 2 , cena1 (pág 43) até o Ato 4, cena 2(pág 111), Fernando experimentou ouvir alguns personagens através de vários atores, a cada cena ele solicitava a mudança de papéis. A partir de uma sugestão de Rita e outra de Fernando, Marco ficou de apresentar uma proposta de corte para o texto de Biron das páginas 80 e 81. Surgiu uma proposição para que a leitura das cartas de amor sejam feitas por quem as escreveu.
Conforme foi combinado no final da noite, amanhã excepcionalmente iniciaremos as atividades as 18h, dando uma parada para assistir ao espetáculo Seu Bonfim(20h) e retornando logo em seguida com o foco em finalizar a leitura do texto com seus respectivos cortes.

Renata Kaiser.

PS: Fernando apresentou um esboço da disposição dos atores , platéia e cenografia para a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário